terça-feira, fevereiro 01, 2011

REGIME POLÍTICO

(imagem recolhida na internet)
Enquanto os (des)governantes desta pobre nação - com Sócrates e Teixeira dos Santos a encabeçar o rosário de imbecilidades, diariamente debitadas por todos os meios - vão, irresponsavel e impunemente, endividando o país, delapidando recursos, num imoral esbanjamento dos dinheiros públicos, estrangulando a economia com uma exagerada carga fiscal e hipotecando o futuro, sem deixarem de repetir, até à saturação, "Não precisamos do FMI", reputados e respeitados economistas, continuam unanimemente a defender o contrário. Desta feita é Silva Lopes quem, à margem da conferência «Portugal 2011: Vir o Fundo ou ir ao Fundo?», a decorrer em Lisboa, quem o afirma.
Enquanto isso, começam a ouvir-se vozes que, como Rui Rio , na cerimónia de inauguração da estátua evocativa do centenário da república, defendem que o regime político «necessita de reformas profundas».
*******************
Mas será que há ainda, neste simulacro de democracia, alguma coisa que possa ser reformada?... Porque será que os políticos receiam tanto o FMI? Será por receio de verem desmascarada a sua incompetència, ou porque não querem abrir mão da possibilidade de saquearem o país até ao último cêntimo?
Um regime em que o compadrio campeia, a incompetência impera, a corrupção comanda, a Justiça não funciona, o que resta que possa ser reformado? Não será tempo de substituir o regime e começar tudo de novo?
.
A M A N H Ã
.
Mostra-se amargo o presente
Quando o silêncio, ditado
Pela ganância, consente
Que exista fome a seu lado.
.
Mostra-se negro o futuro
Que a 'scuridão, no passado,
Fundamentou inseguro
Por ser de mágoas marcado.
.
E porque hoje se sente
Que o tempo está balizado
Pelo que é certo, ou errado,
.
Entendo eu, de repente,
Que é quase certo ser duro
Esse amanhã, tão escuro.
.
Vítor Cintra
No livro: FRAGMENTOS

5 Comentários::

At 1/2/11 1:15 da manhã, Blogger Sonhadora (Rosa Maria) said...

Meu querido Victor

Eu digo que não tenho nenhuma palavra a acrescentar...o poeta falou e DISSE, é a pura verdade.

Deixo beijinho
Sonhadora

 
At 2/2/11 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa noite Vítor,
o amanhã adivinha-se negro mesmo!!! Pudera com tanta corrupção não há País que se aguente.

Beijinho,
Ana Martins

 
At 5/2/11 3:14 da manhã, Blogger nona e eu said...

Continuo vindo sempre por aqui... fazendo leituras de qualidade...

 
At 7/2/11 11:39 da tarde, Blogger Luz said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 7/2/11 11:43 da tarde, Blogger Luz said...

Mas que dois!!!
Não tens nada de melhor para colocar aqui? Estes só se os trabalhares no paint e os armares com a lata das brasas, a forquilha, os cornos e a cauda de demónios. Bolas, nunca mais morrem e eu até já sei porquê... Porque a estes trastes nem o diabo os quer! Que praga! São piores que carraças, não largam a presa e nunca mais estão saciados!
Acho que se pudessem ficavam 40 anos no poder a parasitar-nos e nessa altura não se iam achar ditadores.. Eram( e até já pensam que são) os iluminados. Eles estão lá há pouco tempo e já conseguiram destruir o país! Que praga!
Será que já não há portugueses valorosos? Será que os valentes acabaram e que agora só nos restam estas aberrações oportunistas?
Qualquer dia compro uma frigideira de ferro bem pesada e planto-me à porta de S.Bento á espera que eles saiam e nessa altura... Se resultou com os espanhois que eram guerreiros, há-de resultar também com dois oportunistas da treta...
Que raiva!!!

 

Enviar um comentário

<< Home