DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Em 1959 a ONU aprovou a "DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA".
Esta Declaração composta de 10 Princípios, dispõe:
No Princípio 1º
"Toda a criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma descriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!"
E no Princípio 9º
"Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem a sua saúde, educação e desenvolvimento."
Que mundo bom o nosso se, pelo menos estes dois Princípios, fossem respeitados. Infelizmente não têm conta as crianças mal tratadas, desrespeitadas, abandonadas, vendidas e compradas, os 'meninos da rua' que se perdem pelo mundo.
MENINO DA RUA
MENINO DA RUA
.
Manhã triste, negra, fria,
Pés descalços pelo chão,
Arrastados, cada dia,
Na procura de algum pão.
.
Sem bondade, nem carinho,
Sem o mais pequeno afecto,
Sem destino no caminho,
Sempre em busca de algum tecto.
.
Cruza um mundo sem sentido,
Quase sempre tão temido
E distante como a lua.
.
Enteado da fortuna
Sobrevive por lacuna,
É menino, mas da rua.
.
Vítor Cintra
No livro: AO ACASO
9 Comentários::
Obrigada pela visita.
Gostei muito desta forma de dar voz à Declaração Universal dos Direitos da Criança,
Beijo
Por isso mesmo, este DIA DA CRIANÇA, tal como todos os outros dias que se faz questão de assinalar, "oficiosamente", deveria ser mais do que a frase feita" Dia da Criança é todos os dias!"
Somos exímios a perder direitos e a não fazer respeitar os dos outros.
Um olá e Beijos da Teia.
Vitor ... comovente tua poesia!
Atinge nossa sensibilidade e nos leva a refletir ...por que não fazemos algo para que acabe a pobreza, a fome e a violência?
Será porque sentimos como que em paralelo com elas? Como retas paralelas que não se cruzam em nenhum ponto.
O pior é que nesse caso encontram-se sim ... há dias vivemos aqui no Brasil, na cidade de S. Paulo, um ataque de violência que parou a maior cidade do Brasil. Nesses dias ficamos apavorados, cruzamos com os marginais ...talvez antigos meninos de rua!
Parabéns Vitor ... smacks.
Estimei ler suas palavras...sobre as "CRIANÇAS"...
Quando oportuno, voltarei.
Será BEM vindo/a a meu canto.
Beijo De:
ConchitaMC.
Sr. Poeta que admiro ... não resisti e vim aqui responder. Você disse: "Talvez seja impertinência, mas continuo a defender a ideia de que a matemática pode ser (e é, certamente) mais lógica, mas a poesia é muito mais bonita. rsrs ".
E eu quero dizer: concordo em parte, as duas tem belezas ... não sei você e os outros, mas eu sou bem dividida ... meio sentimento, meio emoção, então preciso das duas, da lógica matemática e da poesia! Talvez por isso vivo juntando as duas, ou confundindo com as duas? rs rs rs ...
Quer saber? Adoraria ler uma poesia tua sobre alguma emoção e matemática!
E se aceitar a sugestão e precisar de ajuda matemática ... conte comigo! Smacks ...
Obrigada pela visita e comentário.
Gostei muito do teu blog.
Voltarei!
Um beijo e bom domingo.
Lu Costa
legal gostei da poesia. se todos no mundo resolvesse nao apenas fazer poesia em defesa da criança mas tambem pratica-las. o nosso mundo de hoje nao estaria cheio de violencia como anda. lembrem-se que as crianças de hoje sao o futuro de amanha.
e isso ai Vitor que Deus te e de foras ilumine para continuares engrandecendo coraçoes com suas menssagens em meio de poesias.
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Without prescription ilosone Order sinemet Side-effects clarina Without prescription brand viagra Get duricef Discount effexor
Enviar um comentário
<< Home