terça-feira, maio 20, 2008

SANTARÉM


Perde-se na memória dos tempos a ocupação humana e a importância de Santarém. A sua história de conquistas e reconquistas é disso testemunho.
Desta elevação alta, que a sul cai abruptamente até à margem direita do Tejo, controlava-se a passagem do rio.
Terá sido sede de um castro lusitano.
Os fenícios terão subido o rio e estabelecido um entreposto comercial no sopé da colina, no local hoje denominado por Ribeira de Santarém.
Os gregos também aqui chegaram, melhorando o castro a que chamaram "Esca-Abidis".
Os romanos, sob Júlio César, conquistaram a fortaleza no século I a.C., remodelaram-na e transformaram-na numa das suas maiores bases militares, chamando-a de "Scalabis-Castrum".
Em 418, os alanos tomaram-na e chamaram-lhe "Scalabis". Em 653, porém, foram derrotados pelos godos cristãos que lhe mudaram o nome para Santa Irene, mais tarde transformado em Santarém.
Em 715 os muçulmanos conquistaram-na. Em 753 Afonso I, rei das Astúrias, retomou-a, mas em 760 voltou a mãos muçulmanas. Foi reconquistada e perdida diversas vezes por cristãos e muçulmanos. Em 1093, D. Afonso VI de Leão recuperou-a, integrando-a na Província de Portucale que doou ao conde D. Henrique. Em 1110, cercada por um grande exército comandado pelo Emir Seyr, após aturada resistência, foi forçada a render-se.
No dia 8 de Maio de 1147, porém, foi alvo de um audacioso ataque nocturno dirigido por D. Afonso Henriques que, saindo de Coimbra com uma força de cerca de 250 homens escolhidos a dedo, a conquistou definitivamente.
(Fonte de informação: Guia dos Castelos de Portugal)

4 Comentários::

At 20/5/08 10:52 da tarde, Blogger Å®t Øf £övë said...

Vítor,
Com este teu breve mas esclarecedor resumo histórico, dá para perceber o quanto disputada foi Santarém, e a importância que ela teve a nivel histórico.
Abraço.

 
At 21/5/08 11:47 da tarde, Blogger Unknown said...

Querido Vítor, mais uma lição do nosso país!
Adorei ver o poema por cima da foto!

Beijinhos

 
At 22/5/08 1:08 da manhã, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá querido Amigo Vítor, belíssimo texto muito bem decomentado sobre este nosso Portugal... Neste caso Santarém!...
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

 
At 25/5/08 10:32 da tarde, Blogger Menina do Rio said...

Que vista linda!

Um beijo

 

Enviar um comentário

<< Home