terça-feira, dezembro 26, 2006

AUTORES e direitos de autor


É frequente, nalgumas páginas da blogosfera, encontrarmos poemas publicados, quantos de elevada sensibilidade e inquestionável qualidade, supostamente da autoria de quem os publica, sem menção expressa do nome do autor.
Acredita quem os publica que, pelo simples facto de estarem incluídos na sua página, estarão os seus trabalhos a salvo de plágio, ou eventual usurpação.
Infelizmente, não é assim. Só que, quando alguém descobre ter sido vítima de usurpação, normalmente é já demasiado tarde para acautelar a autoria. Até porque, a maior parte dos autores, particularmente os poetas, só se preocupa com registos autorais, depois de ter visto algum dos seus trabalhos usurpado. E, acreditem, quando isso acontece, é doloroso. Afinal, cada estrofe, cada poema, espelha um pouco de nós, da nossa alma.
Numa ou noutra ocasião, nalgumas páginas, sempre de boa fé, tentei deixar um alerta. Porém, se casos houve em que esse alerta foi entendido, outros houve também - felizmente poucos - em que o alerta foi tomado como ofensa.

R E F L E X Ã O

A escrever contei as penas
Da minha alma amargurada,
Não são grandes, nem pequenas,
São as minhas, só, mais nada.

No papel pus o sentido
Dado às coisas desta vida;
Nunca o tempo foi perdido,
Por ser gasto nesta lida.

Talvez quem, um dia, leia
O que escrevo nesta hora,
Sinta o mesmo que eu, agora.

Depois duma vida cheia
De trabalhos e desgostos,
Quem deseja ter opostos?

Vítor Cintra
No livro: DESABAFOS

13 Comentários::

At 26/12/06 10:54 da tarde, Blogger Manel do Montado said...

Um 2007 cheio do que desejas. Voto singelo mas sentido e que o melhor de 2006 seja o pior de 2007.
Um grande abraço.

PS: Um dia destes ainda publico o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos.

 
At 27/12/06 2:05 da tarde, Blogger José Leite said...

AO vÍTOR:

QUE 2007 SEJA UM POEMA!

QUE TODOS OS POEMAS SEJAM PLENOS DE PAZ, ALEGRIA, LUMINOSIDADE E DE
BOM SENSO!!!

QUE A BLOGOSFERA SUJA MAIS ALTO AINDA, PASSANDO A MORAR MAIS PRÓXIMO DO SER SUPREMO!!!

 
At 27/12/06 6:29 da tarde, Blogger Luna said...

Antes de mais quero agradecer as tuas palavras no meu cantinho, fiquei sensibilizada, não me sinto tão especial, obrigado amigo.

Quanto ao que escreves já me falaste e dou-te toda a razão, mas depois fico a pensar, se por um lado não gostaria de ver sentimentos, momentos meus transformados em palavras como sendo de outras pessoas, também nada levo desta vida, vou como cheguei sem nada,pouco me importa deixar obras, tento ergue-las no dia a dia, se alguem se sentir mais rico, mais importante, com algo criado por mim, direi sou feliz pois me escolheram.
Bom ano para ti
beijos

 
At 27/12/06 10:39 da tarde, Blogger antónio paiva said...

..................

tiro no alvo!

mas mesmo depois de registo efectuado, pode acontecer, enfim.


FANTÁSTICO 20007

Abraço e noite serena

 
At 28/12/06 12:01 da manhã, Blogger Kalinka said...

Venho agradecer a simpática visita.

Passado que é o Natal, resta-me desejar-te umas boas entradas em 2007.
Que realizes todos os teus sonhos nesse ano.
Beijos e abraços.

 
At 28/12/06 3:48 da tarde, Blogger Isa e Luis said...

Olá, poema lindo singelo, gostei muito.

Boas Festas!

Beijinhos

Isa

 
At 29/12/06 11:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No Minho temos um ditado popular que diz que «maior é o ano que o mês», por desejo a maior felicidade para o ano 2007.

 
At 29/12/06 3:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Vitor.
Infelizmente acontece isso muitas vezes na blogosfera e o pior é que fica dificil saber quem é o autor.
Ainda não aconteceu comigo mas já tive amigas vitimas desse mal.

Feliz Ano Novo!
Beijos

 
At 29/12/06 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já passei pela experiência de ver minha poesia postada em outro blog e fiz um comentário como a dizer a quem lesse é era de minha autoria. Mas você está certo devemos registrar nossos sonhos, esperanças, medos, dor, aflições, angústias, amores, alegrias, reflexões.

Beijos prósperos.

 
At 30/12/06 11:33 da manhã, Blogger CAntonio said...

Passei pra te desejar um ano de 2007 cheio de realizações.

Em 2007 estaremos a postos e "operandi".

Saudações,

 
At 2/1/07 10:03 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Ao Vítor de um poema: podes incluir o criancices nas tuas páginas(link). Já tenho no criancices o link do "um poema...". Também só incluo nele os blogs mais interessantes!UM ÓPTIMO ANO DE 2007!

 
At 11/1/07 10:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão no que dizes. Mas como nos podemos proteger? Colocando o nosso nome no final do poema? Se me puderes ensinar, agradeço do fundo do coração, porque um poema nosso é quase como um filho!
Beijinhos

 
At 22/10/08 12:24 da tarde, Blogger Angel of Darkness said...

Tens razão no que dizes, deve ser muito muito chato ver os nossos poemas em mãos alheias.
Já me aconteceu ver um poema postado num hi5 sem qualquer referencia ao autor e fiquei mais que possessa.

Gostava de saber como se registam os poemas, não me imagino a ver-me privada dos direitos de autor do que escrevo.
bjs e obrigada

 

Enviar um comentário

<< Home