segunda-feira, janeiro 08, 2007

DESAFIOS


Normalmente não aceito "desafios" como este que Marian me lançou. É que, ao longo da minha vida, foram tantos os desafios, que tive necessidade de enfrentar, que fico com a sensação de que aceitar desafios, por desporto, é quase um absurdo.
Acontece, porém, que aquilo que me é proposto, é tão só uma enumeração, nem tão rigorosa assim, do que tenciono fazer, neste 2007. E isso, sendo embora apresentado como "desafio", acaba por ser, afinal, um exercício de reflexão de propósitos, que não enjeito.
Não gosto de definir objectivos demasiado grandes. Nem sequer tenho motivação que me force a olhar muito além do amanhã. Por isso os meus projectos não servirão de modelo, nem serão motivo de admiração, nem inveja, para ninguém, certamente.
São coisas simples, como:

- Trabalhar, naturalmente, com dedicação e empenhamento, mas sem esquecer que o trabalho é um modo de vida e não um modo de morte;
- Ler, ler muito, por prazer 'doentio';
- Escrever, por necessidade interior;
- Pintar, por curiosidade e descontracção;
- Conviver com os muitos amigos que somei ao longo da vida;
- Desfrutar o carinho dos meus filhos e a ternura dos meus netos;
- Continuar a colaborar num projecto, já existente e a funcionar, de acolhimento e protecção de crianças;
- Viajar, para perto ou para mais longe, de acordo com as oportunidades e as disponibilidades de tempo e de recursos.

Estas são, talvez, as principais coisas que se perfilam no meu horizonte de 2007, se bem que não, necessariamente, pela ordem elencada. E, a propósito de coisas, deixo-vos este poema:

C O I S A S

Há coisas no nosso mundo
Que fazem dizer à gente,
Às vezes um NÃO rotundo,
Mas outras, um SIM pungente.

Há coisas, na nossa vida,
Que trazem no dia a dia,
Às vezes, mágoa sentida,
Mas outras, muita alegria.

Há coisas, nos nossos sonhos,
Calados como segredos,
Às vezes, fundos medonhos,
Mas outras, apenas medos.


Vítor Cintra

No livro: À DISTÂNCIA

25 Comentários::

At 9/1/07 3:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É na simplicidade que está a felicidade e nos detalhes, a presença Divina, muito bons teus projectos, desejo que todos se realizem e que também surjam as 'coisas' imprevisíveis prazerosas.

 
At 9/1/07 10:41 da tarde, Blogger Marian - Lisboa - Portugal said...

Excelentes caminhos para caminhares na naturalidade de cada dia, Vitor... sempre é nas pequenas coisas que se muda o mundo... para melhor!
Obrigada por compartilhares as tuas reflexões
Abraço

 
At 10/1/07 8:15 da manhã, Blogger antónio paiva said...

................

Amigo,

então muita saúde e força, para realizar tudo isso

gostei do poema também

................

Abraço e bom dia

 
At 10/1/07 9:00 da manhã, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Meu nobre e caro amigo Vitor, tua sapiência e fraternidade inata, fazem das "coisas simples" algo sublime e contextual.
Sigamos o teu exemplo!!
Salve! Salve meu amigo.

 
At 10/1/07 9:52 da manhã, Blogger Fatima Gama said...

Fiquei triste porque não vai querer passear no meu iate rsr, eu também não bebo o champanhe é só pra brindar a nova vida rsr. Eu gostei das metas que traçou para sua vida, apenas continuar com os projetos existentes, fico feliz que sua vida anda tão bem que não há nada a acrescentar, então um 2007 mágico, cheio de novas boas surpresas! Bjs

 
At 10/1/07 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um Poema:

Não esperava outra coisa que não as que descreves: viver de si e pró outros numa irmandade do bem, gostando de gente que sempre nos querem o melhor! E, o melhor desejo-te neste 2007. O poema vem do fundo da alma, absorve-se! Um abraço.

 
At 10/1/07 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um Poema:

Não esperava outra coisa que não as que descreves: viver de si e pró outros numa irmandade do bem, gostando de gente que sempre nos querem o melhor! E, o melhor desejo-te neste 2007. O poema vem do fundo da alma, absorve-se! Um abraço.

 
At 10/1/07 7:38 da tarde, Blogger Vida said...

Não sou a Cris mas como sei que ela está sem computador e por acaso vi a questão que lhe pôs e sei a resposta, estou aqui para lhe responder, não é o Teatro Micaelense mas sim o Coliseu Micaelense, fotos tiradas agora no mês de Novembro aquando a estada da Cris nos Açores, um Coliseu renovado depois de 2 anos de obras de recuperação, que há muito eram aguardadas. Mais qualquer outra curiosidade é só dizer.

Beijinhos.

 
At 10/1/07 7:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também fui 'desafiada' a colocar minhas metas/objetivos para 2007. Postarei em breve, assim que fazê-las!Rs
Temos três em comum:
- Ler, ler muito, por prazer 'doentio';
- Escrever, por necessidade interior;
- Viajar, para perto ou para mais longe, de acordo com as oportunidades e as disponibilidades de tempo e de recursos.
Beijão

 
At 10/1/07 8:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi Vitor

Boa tarde

Que musica linda, boleros, boleros, amo de paixao.

Que bom vc aparecer, eu nao sabia aonde estava o seu link, bem , para nao sumir mais, vou linkar vc la no Hippos.

Feliz Ano Novo atrasado para vc.

Abracos

 
At 11/1/07 12:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É sempre um prazer vir aqui. Ler e meditar, apreciar a arte da fotografia e da escrita. Da amizade.
Uma bela reflexão sobre as coisas ou os nadas...
Beijinho de renovação

 
At 11/1/07 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gostei dos teus projectos para 2007 e espero que os consigas realizar. Às vezes não valorizamos as coisas simples, mas são as que nos deixam mais felizes.
O poema é lindíssimo e adorei a foto!

Beijinhos

 
At 11/1/07 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hoje é um dia especial para ti, e por isso, não pode deixar de ser um dia muito especial para mim também.
O dia do teu aniversário!.
Parabéns para ti, desejo-te em especial saude e todo o resto que vem por acréscimo.
Parabéns á tua família por seres o bem mais precioso que eles têm.
E Finalmente parabéns a mim, por ter um amigo como tu, cuja amizade conquistei.
Obrigada amigo por fazeres parte das pessoas que me são muito queridas.
Um beijo com muito carinho.
Isabel

 
At 11/1/07 3:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Venho deixar um beijo grande de Parabens, e fazer votos de que, durante muitos anos, tenhamos a felicidade de continuar a deliciar-nos com a tua poesia.
Bjs.
Mª.João

 
At 11/1/07 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo presente de uma nova idade e que ela só te traga 'coisas' boas que te façam feliz.

Hoje é teu dia, que ele seja alegre com beijos, abraços e carinhos dos amigos e dos que te amam... por aqui, te mando abraço e beijo.

 
At 11/1/07 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá de novo. Conforme pediste aqui te deixo o meu e-mail:
svera.silva@hotmail.com
Parece que hoje és bebé!!! Parabéns! Tem um dia feliz! Um não, todos!

Beijinhos

 
At 11/1/07 5:55 da tarde, Blogger Sophie said...

Palavras sábias, sentidas.
Quereres queridos, por saber o que se quer de facto.
Angústia de abrir a porta de uma vida esquecida.
Ternura de voltar numa outra vida mais vivida.
Um grande beijinho de Parabéns, amigo!

 
At 12/1/07 9:00 da manhã, Blogger José Leite said...

Caro victor cintra, está com aquela simplicidade divina! Parabéns e continua assim!

 
At 12/1/07 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem sempre é facil responder a desafios mas no teu caso correu bem.
A vida é feita de alegrias e tristezas e o importante é saber ultrapassa-las com coragem.
Beijos

 
At 12/1/07 4:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto.

 
At 13/1/07 1:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Vitor, excelente blog!
Abraço
Fernando

 
At 13/1/07 11:45 da manhã, Blogger Manel do Montado said...

Um excelente 2007 e já agora que contes muitos a partir de antes de ontem.
Um abraço

 
At 13/1/07 1:36 da tarde, Blogger Marian - Lisboa - Portugal said...

Já percebi que houve aniversário!
Por isso desejo-te um abraço e muitos anos plenos de boas descobertas e de bem estar...
Beijo
Marian

 
At 14/1/07 8:43 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Simples mas muito bonito e muito verdadeiro!Parabéns pelo aniversário!
Que goze muitos e bons!

 
At 16/1/07 7:27 da tarde, Blogger DIGNIDADE said...

Olá Pai!
Hoje, dia 16, já me sinto com força para voltar a estas lides. Sinto-me renovada e tu foste uma das ajudas.
Como somos parecidos em tantos aspectos, em tantos gostos e em tantos sonhos...e, contudo, separam-nos gerações e vivências...
Sabes que te Amo e te Admiro, que nem sempre estou de acordo contigo, mas és a minha estrela guia...quando seguro o teu polegar com a minha mão pequena é o meu colinho, o meu porto de abrigo...
És ÚNICO e ESPECIAL, um GRANDE HOMEM que eu tenho o previlégio de ter como PAI!
Este 2007 vai ser maravilhoso, porque vamos estar juntos, independentemente do espaço e vamos poder partilhar tantos instantes...
AMO-TE PAI!
Um bj!

 

Enviar um comentário

<< Home