domingo, julho 22, 2007

O MUNDO DA BLOGOSFERA

(imagem recolhida na internet)

Numa conversa de amigos, questionavam-se as razões que levam tantas pessoas, apesar da vida corrida a que são forçados, a dedicarem muito do seu escasso tempo de descanso, ao mundo dos blogues.
É certo que há pessoas com disponibilidade de tempo que lhes permite passar horas frente à tela do computador. Andar de blogue em blogue, marcando a sua passagem, independentemente dos conteúdos (que muitas vezes nem sequer lhes merecem uma leitura superficial) com o objectivo único de levar os outros a retribuir a visita deixando um comentário. Se bem que, coleccionar comentários é um passatempo legítimo, naturalmente.
Mas não é menos certo que muitas outras pessoas, encontram na blogosfera razões bastantes para nela navegarem, apesar das limitações de tempo, no mínimo com o mesmo interesse, senão mais, do que outros que se sentam diante de um televisor.
Pessoalmente, para lá doutras razões, a possibilidade de partilhar de:

Emoções como as que O MONTADO ,ou A OUTRA FACE , connosco dividem,
Belezas como as que BELEZAS MARIENSES , ou SILÊNCIO , nos mostram,
Sensibilidades como COISAS DO BURRO , ou VIVER DE BRISA nos proporcionam,
Sentimentos de que em AROMAS DE PORTUGAL , ou em CRIANCICES , nos falam,
Poesia como a que ALMA DE POETA , ou PÉTALAS SOLTAS, nos oferecem,
Cultura como a que LIVROS E AUTORES , ou AGAIN AND AGAIN , nos revelam,

Crítica Consciente como em JOSÉ MARIA MARTINS ,ou em BLOGANDO FRANCAMENTE lemos,
Lazer como o que em LET'S LOOK , ou em OS MEUS LIVROS , espreitamos,
Artes como as que em ISABEL FILIPE , ou em HILDA - ARTES , podemos apreciar,
Sentido Cívico como DUAS CIDADES ou DO PORTUGAL PROFUNDO nos dão a conhecer,

e tantos outros que, só por si, são, necessariamente, razão bastante para dedicar parte do meu tempo à blogosfera. Aos amigos que por aqui passam, se os não conhecem, convido-os a que lhes façam uma visita e constatem se a minha apreciação tem ou não razão de ser.

Não fora este mundo virtual e, sabe Deus, a quantos de nós, e quando, seria dada a oportunidade de conhecer outros mundos, outros sonhos, outros viveres.
Quantas amizades não nasceram nas páginas da blogosfera?... Quantos de nós não transportaram já para um cara a cara a amizade que nasceu virtual, na troca de mensagens?
Mas, infelizmente, por aqui se cruza também, o que de mais detestável, quiçá aberrante, doentio e torpe a natureza humana é capaz de gerar. A cada um de nós cabe, como contributo para um mundo melhor, estar atento e denunciar essas situações. Também por isso vale a pena dedicar à blogosfera algum do nosso tempo.
.
MONHOS

Mistérios se agitam
Na terra dos sonhos.
São tantos os monhos,
Que as mentes levitam.

São peixes que voam
E aves que nadam,
São homens que fadam,
Silêncios que soam.

Por força das mentes
Despertam sentidos.
Há mundos sorvidos
Por corpos frementes.

Vítor Cintra
No livro: CONTRASTES

29 Comentários::

At 22/7/07 10:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Vitor, amigo, obrigado pelo Aromas de Portugal figurar entre os que visitas e aconselhas.

É para mim um motivo de alegria e de responsabilidade.

Agora o momento do Aromas é de reflexão do seu autor, que tem dedicado horas e horas,dias, meses, cerca de um ano, á net e aos blogs.

Até sempre amigo!
Sou eu, aquele ser que apela à verdade, ao mundo solidário, mas verdadeiro, sem falsidades, sem cretinos que precisam de aprender a lição da vida, da verdade e do humanismo!

Mário Relvas
----------

"São peixes que voam
E aves que nadam,
São homens que fadam,
Silêncios que soam"

 
At 22/7/07 10:56 da tarde, Blogger Papoila said...

Querido Amigo:
Se há alguém que o faça também com qualidade, generosidade e beleza é UM POEMA DE VEZ EM QUANDO!
Beijos

 
At 22/7/07 11:06 da tarde, Blogger Ana said...

Olá Vítor.
Agradeço imenso o meu Let's Look ter ficado entre as escolhas.
É curioso que quando tive a ideia de criá-lo, pensei que ia ter muitas mais pessoas a comentar porque achava que o gosto pelo cinema era geral mas pelos vistos enganei-me. Mais curioso ainda é eu ser a unica mulher a ter um blog de cinema (pelo menos de todos os que já vi até agora) lol.
Que ninguém leia isto, mas dá-me muito mais gozo escrever lá no Let's Look do que no outro lol.

A internet tem coisas boas e más como em qualquer outro sitio. É verdade que encontramos pessoas boas mas as más também não faltam. A parte boa é que com um simples clique podemos "eliminá-las".
Beijos

P.S- O Labirinto do Fauno foi decepcionante. Não o sugiro a ninguém, mas já vi que noutros sites existem pessoas que adoraram e outras que simplesmente detestaram.

 
At 23/7/07 1:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vitor, agradeço a referência à minha página e me sinto honrada por ela, principalmente por partir de alguém culto.

Mas quero esclarecer que esta página, não é um blog, é um site e que faz tempo que não o atualizo, coisa que faço no meu blog onde também, por vezes, publico meus desenhos.

Muito obrigada e com essa revelação de que você a visita, prometo que o atualizarei assim que puder.

Como vê, eu estou aqui, no Um Poema de Cada Vez, e sem saber estar na lista de suas preferências, isso quer dizer que também o priorizo.

Saudações Blogueiras!

 
At 23/7/07 3:51 da manhã, Blogger Fernando Belo said...

Olá!

Visitante ilustre! Há tempos não via um comentário seu. Fico feliz com a sua presença.

E obrigado pela menção no seu excelente blog!

Abraços

 
At 23/7/07 4:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Desculpe Vitor, errei o título do seu blog mais uma vez... Um Poema de Vez em Quando
... coisas do inconsciente que o consciente não explica...

 
At 23/7/07 9:35 da manhã, Blogger Espaços abertos.. said...

O mundo da blogosfera é um mundo em cadeia,apesar da corrria da vida existe sempre um tempinho para blogar,o vício está bem presente.
Bom início de semana
Bjs Zita

 
At 23/7/07 12:10 da tarde, Blogger leituras said...

Meu amigo,
Merecer citação especial neste blog, que é unanimemente tido como uma referência, é, sem dúvida, honroso. Ombrear com outros de elevado nível, como os que indicas e que passarei a visitar, é maior honra ainda.

Desejo-te uma boa semana.

 
At 23/7/07 12:41 da tarde, Blogger Isabel Filipe said...

Obrigada Vitor pela menção do meu Blog ...

é gratificante e sinto-me lisonjeada ...

alguns dos Blogs que indicas não conheço ... mas irei visitá-los ...

quanto ao teu poema: só posso repetir-me ... como sempre, fantástico.

Beijinhos

 
At 23/7/07 12:50 da tarde, Blogger antónio paiva said...

..............

Amigo Vítor,

assim é de facto!

se alguém tem benificiado com este mundo da blogsfera, eu sou um deles

Tu sabes bem disso

Nós já estives juntos em momentos muito fortes e gratificantes

Tudo começou aqui

As lições de vida que por aqui tenho colhido, são uma das minhas maoires riquezas

Mais uma vez pela tua mão, sou dado a conhecer neste teu nobre canto

Grato! Grato! Grato!

O teu poema, encerra o que um livro com muitas páginas nem sempre consegue transmitir

.....................

Abraço e boa semana

 
At 23/7/07 4:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá! Fico muitíssimo feliz em perceber que minha insistência em se cultivar a idéia de se ter, no mundo blogueiro, blogs com conteúdo, onde o mais importante seja a comunicação ao invés da vaidade de se ter uma caixa de comentários explodindo não seja uma idéia solitária, mas tenho pessoas como vc pra me dar as mãos nessa campanha onde há a necessidade expressa de se deixar de lado todo esse vazio, onde muitos posts nos deixam com aquela sensação de:"vou comentar sobre o que?". Parabéns pela iniciativa, estou contigo e não abro! Bjokas

 
At 23/7/07 5:14 da tarde, Blogger soslayo said...

Amigo Vítor Cintra - Poeta:

Corroboro completamente com este teu post e o tema tal como ele é apresentado. Aliás, é sempre com lucidez e excelência que abordas os vários temas que escolhes! Não seria de esperar outra coisa da tua parte. Já quanto a mim me arrasto nesta blogosfera que já me aliciou mais que agora, a não ser a qualidade do teu e de outros blogs que ainda me incitam a que venha visitá-los. Um grande abraço Poeta.

 
At 24/7/07 12:13 da manhã, Blogger Odele Souza said...

Vítor,
Já conheço e gosto muito de alguns dos blogs aqui indicados por você. Os outros,vou visitar com prazer. E fico feliz em ver que o blog de Fernando também está entre os que você gosta.
Um abraço.

 
At 24/7/07 1:06 da manhã, Blogger Saramar said...

Vitor, nesta lista de preciosidades, faltou apenas um blog: o seu.
Aqui, encontraos um pouco de tudo que você citou e sempre com a melhor qualidade e a maior sensibilidade.
Para mim, é sempre um prazer vir visitá-lo, aprender com seus textos e me encantar com seus poemas.

beijos

 
At 24/7/07 2:37 da tarde, Blogger C Valente said...

tem razão na globo-esfera encontra-se de tudo, por vezes tambem viajo ao acaso (não foi esta situação), se gosto posso comentar, senão nem sinal pretendo deixar, este meu caso de aqui vir parar, foi daquelas curiosidades, dica de Odete Souza no seu blog.
vou navegando, não esperando retribuição, se gosto volto, pois só o faço por prazer,senão bay bay
Cumprimentos

 
At 24/7/07 5:58 da tarde, Blogger sonhadora said...

As férias chegaram. Parto amanhã. Levo todos no coração. Os meus sonhos só foram possíveis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Lindo, este poema!
Deixo beijinhos embrulhados em abraços

 
At 24/7/07 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Vitor, escreveste um texto que contém toda verdade sobre a blogsfera.
Escrevinhar, escrevinhar, levar o que da alma brota. É isso que me leva também a navegar na net. Escrevemos, expomos até segredos que a ninguém confiamos. Engraçado isso!
Acho que precisamos de sobras de tardes, de pedaços de tempo, de retalhos de noite, para levar o carinho e para recebê-lo em doação.
Lidamos com gente e não seria diferente, se não houvesse também, a ofensa. O anonimato corresponde à contudente arma dos covardes. Visitarei os blogs que te encantam. Beijos.

 
At 24/7/07 8:53 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Vítor, o teu texto é a verdade contida sobre o que penso ser a blogosfera!Obrigada por me teres entre um dos blogs que te encantam! A tua opinião para mim é sempre muito importante. Um grande abraço,Boa semana!

 
At 24/7/07 9:01 da tarde, Blogger Menina do Rio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 24/7/07 9:02 da tarde, Blogger Menina do Rio said...

O blog entrou na minha vida como uma faceta que na adolescencia era o diário; toda menina tem um...com a diferença que o virtual é exposto e permite comentar. E acrescentou amigos, gente que como eu, tem necessidade de se expressar para além do quotidiano e, essas pessoas me acrescentaram culturas novas. Nunca imaginei por exemplo que conheceria Portugal além dos livros sem viajar e quando minha filha foi morar lá, muitas portas amigas se abriram e isso me deixou mais tranquila por saber que lá ela não se sentirá sozinha.
É certo que muito o que se lê passa batido, mas fica sempre o carinho de uma palavra que pode significar muito. É como um condomínio. Não custa dizer "Bom dia, como vai? - Estou aqui se precisar". Claro que o tempo é limitado e muitas vezes abrimos mão até do sono, mas...
Tb é um mundo novo; pode ser que depois vire rotina e ai...
De qualquer forma com platéia ou não, vou continuar escrevendo, pois só o faço quando quero; não tenho aquela neura de bater ponto todo dia.

Meu beijo procê

 
At 24/7/07 10:08 da tarde, Blogger solmariense said...

Agradeço muito a menção feita por si ao Belezas Marienses, é uma honra recebê-la de si ao lado de tantos outros participantes da nossa blogosfera Lusa.
Um abraço com amizade.

 
At 24/7/07 11:12 da tarde, Blogger C Valente said...

Obrigado,
Os monhos estão muito bem conseguido, algo diferente inesperado Gostei
Outro abraço

 
At 24/7/07 11:12 da tarde, Blogger C Valente said...

Obrigado,
Os monhos estão muito bem conseguido, algo diferente inesperado Gostei
Outro abraço

 
At 25/7/07 12:03 da tarde, Blogger Unknown said...

Meu querido amigo, como concordo com tudo o que dizes.
Obrigada por gostares do que escrevo! Eu também adoro e recomendo o teu(s) blog(s), sempre.
É bem verdade que o mundo da blogosfera tem a parte boa e também a má... Mas a melhor parte é encontrar-se amizades realmente maravilhosas.
Tive já a honra de te conhecer pessoalmente e sabes que isso significou muito para mim, por toda a amizade e carinho que te tenho, e pela grande admiração que tenho pelo poeta fantástico que há em ti.

Um beijo grande

 
At 25/7/07 1:57 da tarde, Blogger LopesCaBlog said...

Gostei do teu post e vou espreitar os blog´s referidos, com a certeza que voltarei ao teu mais vezes :)

 
At 25/7/07 2:19 da tarde, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Caro Vitor Cintra,

Salve, meu nobre escriba! Nesta terra virtual prevalece as monções para o que há de melhor. E, certamene não haveria local melhor em Um Poema de Vez em Quando, para despertar os sentidos.
Fica um abraço para tí!

 
At 26/7/07 12:30 da tarde, Blogger Sophie said...

Escrever é desnudar-mos o corpo e a alma para os leitores. Receber estas manifestações de carinho é a melhor recompensa que podemos ter.
Obrigada a ti, Vítor, que me comentas e que sais do teu silêncio para me "beijar" a face com as tuas palavras de apoio.
Um beijo doce.

 
At 27/7/07 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Victor este teu blogue merece o meu APLAUSO e digo-te:
-Obrigado!

Abraço
MRelvas

 
At 28/7/07 8:45 da tarde, Blogger Unknown said...

Um beijo Vitor!
Ana

 

Enviar um comentário

<< Home