segunda-feira, fevereiro 09, 2009

MIMOS e DESAFIOS

Esta semana foi farta em "MIMOS".
A amiga ROSA SILVESTRE entendeu brindar-me com o selo "Amigos Infonautas", que acima vos reproduzo, e distinguir-me ainda com o "TROFEU PEDAGOGIA DO AFETO". Honram-me estas distinções, especialmente por virem de alguém cujo trabalho muito admiro.
Difícil é exprimir em palavras o meu reconhecimento por estas distinções.
* * * * * * *
Entretanto, recebi da amiga ANA MARTINS um convite ou desafio, a que não soube resistir. Baseia-se nos pressupostos seguintes:

1 - agarrar o livro mais próximo;
2 - abrir na página 161;
3 - procurar a 6ª frase;
4 - colocar a frase completa no blogue;
5 - produzir um texto a partir dessa frase;
6 - repassar a "tarefa" para 5 pessoas.

O livro que estou a ler, intitula-se "O CANTO DA MISSÃO" de "John Le Carré", da Editora "Dom Quixote".
Na sexta frase, da página 161, lê-se: «É tão raro que, em comparação, os diamantes são pedras da rua.»

O texto que se segue é a minha participação, ou resposta ao desafio.

São, apenas, traços de um percurso que se fez lado a lado, caldeados numa receita tão simples quanto única, assim resumida:
"À confiança, soma-se uma boa dose de compreensão, adiciona-se lealdade, espírito de sacrifício quanto baste, solidariedade, partilha de bons e maus momentos, firmeza de convicções e muito respeito."
Mistura-se e deixa-se amadurecer. O resultado é espantoso.
Quando a mistura é bem feita «É tão raro que, em comparação, os diamantes são pedras da rua.»
Chamamos-lhe AMIZADE.
Só um sentimento é capaz de destruí-la.

D E S L E A L D A D E

Se alguma coisa boa co' a idade,
A vida, dalguns homens, demonstrou
Foi sempre que o valor duma amizade
Não cessa se o desprezo o não manchou.

Mas se, por egoísmo, sobrepões
Acima do dever de lealdade
Interesses mesquinhos, ou questões
Que ferem, por cinismo, ou por vaidade,

É tão sentida a mágoa, que se gera,
A dor, que faz crescer desilusão,
Por ver deslealdade sem razão,

Que nunca mais se aceita, ou se tolera,
Quem não se arrependeu, por abrir mão
Dum velho e bom amigo, como irmão.

Vítor Cintra
No livro: AFAGOS

* * * * * * *

Para que a minha parte fique concluída resta-me, apenas, nomear os cinco amigos a quem passo o DESAFIO.

CRIANCICES
PEQUENOS PASSOS
PALAVRAS SOLTAS
LIVROS E AUTORES
FERNANDA & POEMAS

Estes amigos, conjuntamente com AVE SEM ASAS são os meus nomeados como "Amigos Infonautas".
O "Troféu Pedagogia do Afeto" dedico-o a todos aqueles que por aqui passam.

10 Comentários::

At 9/2/09 4:12 da tarde, Blogger Luz said...

Obrigado pelo mimo e pelo desafio.
E um OBRIGADO imenso pela fantástica definição de amizade...
Obrigado também por seres meu amigo.
Luz

 
At 9/2/09 10:34 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Vítor, Obrigada pelos mimos.
Obrigada pela definição única e bonita de amigo e por me fazeres sentir que és meu amigo.
Assim que tiver disponibilidade vou pôr o desafio em marcha, obrigada, mais uma vez, obrigado Vítor.
Bjs, RS.

 
At 9/2/09 10:35 da tarde, Blogger Unknown said...

Caro Vitor,
brilhante a sua participação no desafio, adorei mesmo!!!!

E muito muito obrigada pelo presente "Amigos Infonautas".
Posteriormente farei um post de agradecimemto!

Beijinhos,
Ana Martins

 
At 10/2/09 10:15 da manhã, Blogger maresia_mar said...

gostei deste post, e da participação no desafio..

Um bom resto de semana

 
At 10/2/09 11:30 da manhã, Blogger Teresa Durães said...

parabéns pelo prémio!

 
At 10/2/09 9:11 da tarde, Blogger . fina flor . said...

viiiiixe, você me lembrou que ando com umas tarefas dessas para cumprir, glupt....

beijocas e boa semana, querido

MM.

>>> parabéns pelas indicações

 
At 10/2/09 9:31 da tarde, Blogger Luz said...

Obrigado pelo comentário.
Nós sabemos que era mesmo assim...
Luz

 
At 11/2/09 5:35 da tarde, Blogger Chellot said...

A amizade é o maior tesouro que possuímos, depois da vida.

Beijos doces de sol e de lua.

 
At 12/2/09 6:18 da tarde, Blogger Odele Souza said...

Olá Vitor,

Passei pra te deixar um abraço. E fico contente por ver como és querido na blogosfera.

Um abraço.

 
At 12/2/09 9:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Vitor,
agradeço muito a "Vertigem" que me chegou. Vou lê-la...

Com um abraço amigo

 

Enviar um comentário

<< Home