quinta-feira, outubro 25, 2007

BADEN-POWELL nasceu há 150 anos

(imagem recolhida na internet)

O ESCUTISMO NASCEU HÁ 100 ANOS
.
A sigla B-B, usada hoje, carinhosamente, por milhões de jovens, em todo o mundo, serve de abreviatura ao nome de "Lord" Robert Stephenson Smyth Baden-Powell of Gilwell, general inglês, nascido em 1857 e falecido em 1941.
Foi ele quem, ao promover, em Agosto de 1907, numa ilha do Canal da Mancha, um primeiro acampamento para jovens de diversas origens, iniciou o movimento escutista.
Baden-Powell afirmava que «o acampamento é a grande atracção que chama o rapaz para o escutismo e oferece o melhor ensejo para o ensinar a confiar em si próprio e a desenvolver o espírito de iniciativa, além de lhe dar saúde e robustez».
Esta nota é a minha modesta homenagem ao homem que afirmava ter vivido uma vida dupla, uma a de militar, a outra a do escutismo.
.
P R E F I R O
.
Não quero ficar na memória das gentes
Devido a riquezas que saiba guardar,
Prefiro lembranças, quiçá mais decentes,
Nascidas das causas que soube abraçar.
.
Não quero tornar-me modelo de alguém
Por ocas palavras, discursos à toa,
Prefiro tornar-me lembrança de quem
Escute em meus versos a alma que ecoa.
.
Não quero sentir sedução pelos mundos
Que não reconhecem os homens de bem,
Nem mesmo respeitam a fé de ninguém;
.
Prefiro guardar sentimentos, profundos,
De paz e justiça, partilha e amor,
Tornados premissas dum mundo melhor.
.
Vítor Cintra
No livro: À DISTÂNCIA

18 Comentários::

At 26/10/07 11:08 da manhã, Blogger antónio paiva said...

.........

Amigo,

belo poema o teu!

(sim lá te espero, o convite segue dentro de momentos, ou pensavas que eu me ia esquecer?)

........................

Abraço

 
At 26/10/07 4:41 da tarde, Blogger Sol da meia noite said...

Nobre herança... que perdura, no coração dos que a entendem.

Muitos beijinhos!

 
At 26/10/07 5:30 da tarde, Blogger soslayo said...

J. Vítor Silva:

Lindo o poema que está condizente com esse grande obreiro do escutismo Baden-Powell. Um grande abraço.

 
At 26/10/07 9:35 da tarde, Blogger Ana said...

Olá Vítor.
Tenho estranhado o seu desaparecimento pelo meu blog mas fiquei contente por ter vindo dar os parabéns. Obrigada!
Acho que ser escuteiro é muito nobre porque além de aprender a preservar a natureza, são ensinadas tecnicas simples que podem ser fundamentais.
Beijos

 
At 27/10/07 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

venha participar em www.luso-poemas.net

vai adorar www.luso-poemas.net

 
At 28/10/07 12:41 da manhã, Blogger Unknown said...

Querido Vitor, adorei o poema.
Quanto ao que falas sobre o escutismo é uma belíssima lição!

Beijinhos

 
At 28/10/07 9:11 da tarde, Blogger Elsa Sequeira said...

Lindo o poema!
Um homem memorável que ficará para sempre!

bjtssss

 
At 29/10/07 12:21 da manhã, Blogger Odele Souza said...

Este teu poema eu já conhecia e é um dos que mais gosto.

Um abraço.

 
At 29/10/07 2:36 da manhã, Blogger Luci Lacey said...

Vitor

Prefiro guardar sentimentos, profundos,
De paz e justiça, partilha e amor,
Tornados premissas dum mundo melhor.

Linda..

Ouvir petit fleur e maravilhoso, adoro esta musica, danca-la e a gloria.

Bem, Ronald, Luma e eu, estamos empenhados na blogagem coletiva para Ana Virginia, por favor va no Hippos e veja a programacao.

Abracos e boa semana.

 
At 29/10/07 5:59 da tarde, Blogger foryou said...

Ui fizeste-me lembrar os meus belos tempos de escuteira :) E com esse teu poema ficou ainda melhor a recordação :)

 
At 29/10/07 7:28 da tarde, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá querido amigo Vítor,
o teu poema foi direitinho para o meu coração.
Muitos beijinhos,
Fernandinha

 
At 1/11/07 5:06 da tarde, Blogger Unknown said...

gostei do poema

 
At 1/11/07 6:11 da tarde, Blogger Chellot said...

Sabe o que quer com uma emoção genuína que transparece em cada palavra escrita.

Beijos enfeitiçados.

 
At 2/11/07 9:23 da manhã, Blogger Rui Caetano said...

Guardar os sentimentos nem sempre é boa ideia.

 
At 2/11/07 5:35 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Gostei do poema, Vítor. Um bom fim-de-semana, bj.

 
At 3/11/07 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sem palavras...

Apenas obrigado Victor!

 
At 15/11/08 3:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito bonito !!

saps a todos os irmãos escoteiros !!

 
At 2/5/11 2:40 da tarde, Blogger eduardo said...

com muito gosto que entro no seu blog sem permissão é de me desculpar foi impossivel evitar com as suas sabias palavras ser escuteiro é ser útil a uma sociedade sã e digna de crescer.Sempre Alerta

 

Enviar um comentário

<< Home