terça-feira, agosto 15, 2006

SANTA MARIA - Ilha do Sol



Com a publicação deste artigo, presto a minha homenagem a uma Mulher Mariense, senhora de uma enorme ALMA DE POETA, amiga que muito estimo, e que hoje celebra o seu aniversario.

Santa Maria, embora não haja certeza absoluta, é apontada como tendo sido a primeira ilha dos Açores a ser descoberta, em data que se situa entre os anos de 1427 e 1432.
A sua descoberta, é atribuída a Gonçalo Velho Cabral, que surge também como descobridor da ilha de S. Miguel.
O povoamento de Santa Maria, da responsabilidade de um dos comandados de Gonçalo Velho Cabral, chamado Albergaria, foi feito maioritariamente por portugueses oriundos do Algarve. Começou na costa norte, num local denominado Praia de Lobos, perto do qual se ergueu a povoação dos Anjos. Foi nesta povoação que, anos mais tarde, desembarcou Cristóvão Colombo, quando regressava da sua primeira viagem à América. Ali mandou erguer, o navegador, uma ermida onde mandou celebrar missa de acção de graças pelo êxito da sua viagem.
Com um comprimento máximo de 18 klm e uma largura de 10 klm, Santa Maria tem uma superfície de, aproximadamente, 97,5 klm2, ocupados por uma população de cerca de 5.500 habitantes. Diz-se que é a parcela do território português com mais horas de sol por ano.
Pelo seu clima, pelas suas belezas, pela sua gastronomia, mas especialmente pelas suas gentes, vale a pena visitar Santa Maria.


SANTA MARIA

Ilha do sol, Deus te fez!
Amou-te Gonçalo Velho
Ao ver-te a primeira vez,
Das águas, feitas espelho.

Colombo, no seu regresso,
Buscou em ti o abrigo.
E fê-lo com tal sucesso
Que à Virgem rezou contigo.

Se Portugal é um templo,
Que a Virgem Santa acolheu,
Partiu de ti o exemplo
Pois que o Seu nome é o teu.


Vítor Cintra
No livro: À DISTÂNCIA

15 Comentários::

At 15/8/06 11:01 da manhã, Blogger Luna said...

Não conheço, mas tenho escutado comentarios da sua beleza
parabens para a tua amiga
E um beijo de bom feriado para ti

 
At 15/8/06 2:18 da tarde, Blogger Águas da Vida News said...

Muito gostoso entrar aqui e ler seus posts, parece uma sala de visitas onde nos sentimos muito bem,uma excelente terça-feira.
Big Kiss

 
At 15/8/06 3:46 da tarde, Blogger Cris said...

Gosto da música, é tranquilinha.
Infelizmente não conheço Sta Maria, mas pelos vistos é digna de visita.

bom feriado

Bj

C.

 
At 15/8/06 4:18 da tarde, Blogger almadepoeta said...

AMIGO..... Com emoção, e confesso que com uma lágrima ao canto do olho, li aquilo que postaste.

A minha Ilha, Santa Maria , assim descrita fica tão bela!!!
Lindos os poemas, Grande o POETA.

Por outro lado, a minha ilha,aquela que eu conheço hoje, também em seu dia maior, o da comemoração do seu descobrimento, faz-me fazer um balanço, e vem-me á ideia outro grande poeta, que não sendo "Mariense" adorou aquela a que chamou " minha terra adoptiva " , tenho-lhe dedicasdo alguns poemas.

Se me permites deixo aqui algumas quadras de José Maria Lopes de Araújo

....

Ó minha Santa Maria,
Ilha tão abandonada …
Rainha fizeram-te, um dia …
Hoje, escrava, não tens nada ! …

Santa Maria, ilha Santa …
Que tudo e tudo ceitas,
Mesmo de esperanças perdidas …
Mesmo de esperanças desfeitas! …


Ilha de Santa Maria!
Ó minha terra adoptiva!
Nunca mais te esquecerei,
Por muito e muito que viva.

…………………..
Quem pode partir, um dia,
Sem nunca mais te lembrar ?
Ó minha Santa Maria,
Quem te pudesse abraçar ! …
.....


A TI, meu amigo do coração, um beijo enorme.

Amizade dizes tu que não se agradece, mas vou-te contrariar, e quero agradecer TODA a AMIZADE que me dás.
Um beijo no coração.

Isabel

 
At 15/8/06 9:51 da tarde, Blogger BlueShell said...

Um beijo terno, BShell

 
At 15/8/06 10:25 da tarde, Blogger Sophie said...

Vítor:
Só te queria dar um beijinho grande, dizer-te que és lindo e pedir-te para cuidares de ti. Não permitas que te magoem nunca. Porque não me proteger foi o meu erro.
Quando ando pela vida e encontro pessoas como tu, com um sentir tão puro, com alma, páro e penso que vale a pena viver.
Obrigada pelos teus comentários, sempre tão amigos, sempre tão humildes, sempre tão certeiros.
Beijinhos.

 
At 16/8/06 12:03 da manhã, Blogger tb said...

A amizade sentimento maior aqui cantado de uma forma superior.
Parabéns aos dois porque se merecem, e á ilha porque inspiradora musa tão fiel!
forte abraço

 
At 16/8/06 1:27 da tarde, Blogger CAntonio said...

Cá das Terras de Santa Cruz, os cumprimentos a Isabel pela data.

Ao Vitor, como sempre, mais cumprimentos pelas palavras, sempre ternas.

 
At 17/8/06 8:24 da manhã, Blogger José Leite said...

Muito bela esta homenagem a uma terra simpática e hospitaleira!!!

 
At 17/8/06 11:26 da manhã, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Texto e história sempre acompanhados por poemas tão belos!
Estás linkado aos meus favoritos!Abraços!

 
At 17/8/06 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá
Visita de controle blogs 10!
Visitamos uma vez na semana os blogs inseridos no sistema para controle.
Agradecemos a sua participaçao.
Equipe GB
secretaria da gazeta dos blogueiros
CidinhaFogazza
www.blogueiros.com

 
At 17/8/06 11:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma bela foto de homenagem :) Beijinho para ti e para tua amiga aniversariante :)*

 
At 17/8/06 11:26 da tarde, Blogger Sophie said...

Vítor:
Vou voltar a dar vida ao meu blog, sabes é lá que vivo, descobri isso.
Preciso da vossa companhia.
Obrigada Vítor, pela tua força.
Um beijinho enorme.
Ana

 
At 18/8/06 12:34 da manhã, Blogger Caritas souzza said...

Olá! Passando para desejar um excelente FDS repleto de êxitos e sorrisos felizes. Excelente seu blog. Tens alma de poeta. .. Seu blog é um blog com produção de textos e imagens transmitindo mensagem de vida e esperança. Por td que aqui vi e li :: PARABÉNS!!! Bjos doces em seu coração!

 
At 21/8/06 2:44 da tarde, Blogger BlueShell said...

Há uma semana dei uma queda que me tem impedido de visitar os meus amigos! deixo apenas um abraço terno e saudoso…
BlueShell

 

Enviar um comentário

<< Home