COISAS DO BURRO
Este é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia a dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar a opinião contrária.
Os fundamentalistas islâmicos da Somália, após quatro meses de combates com uma milícia mobilizada por vários "senhores da guerra", tomaram a capital da Somália.
O líder da União dos Tribunais Islâmicos, organização alegadamente financiada pela Al Qaeda, afirmando que se trata de "uma vitória do povo com o apoio de Alá", convidou os residentes de Mogadíscio a aceitarem a nova liderança do país.
O povo Somáli sofre, há mais de quinze anos, as consequências da situação de guerra civil, entre as milícias armadas por vários "senhores da guerra" e as milícias islâmicas, na disputa do poder.
Entretanto, o cordenador da ONU, Bruno Schiemsky, denunciou a entrada de carregamentos de armas, diariamente, no país, o que faz prever a generalização do conflito.
Perante a possibilidade de a Somália vir a tornar-se num novo bastião do fundamentalismo islâmico e do terrorismo, o presidente dos Estados Unidos, Gerge W. Bush, anunciou estar a preparar uma «resposta americana» à situação.